sábado, 31 de outubro de 2009

Elementos Radioativos

Os elementos integrantes da tabela periódica são constituídos por átomos isótopos, ou seja, átomos com o mesmo número atômico e diferentes números de massa. Isótopos contribuem para a formação do elemento.

Os radioisótopos correspondem aos isótopos radioativos de qualquer elemento. Os elementos químicos podem se classificar em radioativos e não-radioativos.
Sendo assim observe o exemplo:

1H1 2H1 3H1

Repare que os isótopos do elemento hidrogênio possuem o mesmo número atômico, mas diferentes massas.

Hidrogênio com massa 1: chamado de prótio, é o mais abundante na natureza, 99,9 % dos isótopos de hidrogênio são desse tipo, este não é radioativo;

Hidrogênio com número de massa 2: também chamado de deutério, ocorre na porcentagem de 0,017%, esse isótopo é radioativo e dá origem às bombas de hidrogênio;

Hidrogênio com massa 3: trítio, ocorre em quantidades menores e é também radioativo.

Veja mais exemplos de elementos radioativos:

238U92 235U92

O Urânio 238 é mais abundante na natureza, já o Urânio 235 ocorre apenas em 0,72% do total. Esse último é radioativo e é usado para construir os reatores nucleares e as bombas atômicas.


59Co27 60Co27

O Cobalto com número de massa 59 é o isótopo natural, já o Cobalto 60 é fabricado de modo artificial pelo bombardeamento do isótopo 59 com nêutrons.

O Cobalto 60 é aplicado no tratamento de tumores.

12C6 14C6

O Carbono 12 é o mais comum, o Carbono 14 é um radioisótopo artificial, embora também exista na atmosfera. É denominado de contador radioativo do tempo, mas por que ele recebe esse nome?

O Carbono 14 está presente numa proporção constante nos organismos vivos dos animais, após a morte de um animal esse carbono continua presente, mas vai se desintegrando, ou seja, sua taxa no organismo começa a decrescer. Para saber a quanto tempo ocorreu a morte de um animal, basta medir a quantidade de carbono que existe no cadáver (a meia-vida do carbono é de 5.600 anos).

Este processo é útil para revelar a idade de plantas, múmias e amimais fósseis. Os isótopos estão sendo cada vez mais utilizados, e de formas variadas: na agricultura, na engenharia, na medicina, etc.

Observação: Os isótopos radioativos são manipulados por robôs, pois o contato com eles é prejudicial à saúde humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário